Educar em Revista
Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411
Abstract
CAPELO, Maria Regina Teixeira Ferreira. Vulnerabilidade ao estresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.155-169. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.49793.
Esta investigação pretende analisar a relação entre vulnerabilidade ao estresse, estratégias de coping e burnout em educadoras de infância portuguesas. É um design quantitativo e transversal com uma amostra de 119 educadoras de infância portuguesas. Os instrumentos de recolha de dados são o Questionário de Vulnerabilidade ao Estresse, o Coping Job Scale e o Maslach Burnout Inventory. Os resultados indicam que, em situações de trabalho, o grupo percepciona-se não vulnerável ao estresse, utiliza maioritariamente estratégias de coping proactivas para lidar com situações indutoras de estresse e apresenta baixa prevalência de burnout; evidencia associações estatisticamente significativas entre vulnerabilidade ao estresse e as subescalas do burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal); não revela relações estatisticamente significativas entre as estratégias de coping e burnout. Destes resultados, se infere a necessidade de averiguar as variáveis psicológicas, contextuais ou organizacionais, que estão a contribuir para a reduzida vulnerabilidade ao estresse e baixa prevalência de burnout neste grupo profissional.
Keywords : vulnerabilidade ao estresse; coping; burnout; educadoras de infância.