Educar em Revista
Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411
Abstract
GONCALVES, Jean Carlos and GONCALVES, Michelle Bocchi. Teatralidade e Performance na pesquisa em Educação: do corpo e da escrita em perspectiva discursiva. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.67, pp.139-155. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.56081.
O texto pretende fazer uma reflexão sobre a pesquisa em Educação, a partir nas noções de corpo teatralizado/performático e escrita teatralizada/performática, dimensionando os conceitos de Teatralidade e Performance como dispositivos poético-discursivos para a compreensão de diferentes fenômenos que interessam à esfera educacional. A ancoragem teórica, que perpassa todo o texto, tem nos estudos do discurso e da linguagem sua centralidade investigativa, apontando, sem a pretensão de intersecção entre correntes teóricas, contribuições da Análise do Discurso de linha Francesa e da Análise Dialógica do Discurso, quando estas se deparam com o caráter prismático de objetos e problemáticas da pesquisa em Educação.
Keywords : Teatralidade; Performance; Discurso; Pesquisa em Educação..