Educar em Revista
Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411
Abstract
BEDIN, Everton and PINO, José Claudio Del. Situação de Estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das Rodas de Conversa. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.69, pp.293-309. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.53297.
Este artigo tem o intuito de apresentar a metodologia de Situação de Estudo como um mecanismo de organização curricular no ensino de ciências à luz da qualificação inicial de professores no viés das Rodas de Conversa, ponderando a fala destes sujeitos como intensificadora desta ação. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da técnica da observação durante as discussões nas Rodas de Conversa e transcritos em um diário de bordo; analisados, interpretados e debatidos por meio de referencial teórico. No término, averiguou-se que os sujeitos da pesquisa valorizam a aprendizagem científica do aluno por meio do trabalho docente via Situação de Estudo, compreendendo suas necessidades diante do contexto atual e sua abrangência sobre a importância de práticas pedagógicas que melhor norteiam os processos de ensino e aprendizagem.
Keywords : Situação de Estudo; Rodas de Conversa; Formação inicial de professores; Metodologia docente..