SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue69Study Situation as an artifact for a methodological qualification in the initial formation of chemistry teachers: a specific case of Circles of ConversationsThe ICT’s integration at educational and organizational processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

RAMOS, Thays Anyelle Macêdo da Silva  and  MEDEIROS, Rosie. Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.69, pp.311-324. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.54882.

Este artigo apresenta como objetivo investigar a dança enquanto fonte educativa, a partir de uma experiência desenvolvida no Projeto social, da UFRN denominado Nova Descoberta (PND). Para tanto a investigação partiu da questão o que é dança para você, comparando as respostas iniciais e finais, após a vivência contextualizada da mesma, por alunos da faixa etária entre 07 e 17 anos. Como referência metodológica, utilizamos da fenomenologia de Merleau-Ponty, que evidencia a experiência vivida como fonte de conhecimento, considerando enquanto técnica de pesquisa a descrição, a redução e a interpretação/compreensão do fenômeno, que foram lançados ao PND, o que permitiu revelarmos horizontes educativos no ato de conhecer e vivenciar a dança.

Keywords : Dança; Educação; Projetos sociais..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )