Educar em Revista
Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411
Abstract
LOBATO, Vivian Silva and DAVIS, Claudia Leme Ferreira. Saberes e profissionalidade de egressos do curso de Pedagogia das Águas: a formação inicial em foco. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.167-185. Epub Nov 19, 2019. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.67101.
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como egressos do curso de Pedagogia constroem sua profissionalidade docente, no contexto de educação rural ribeirinha amazônica. O estudo insere-se no entrecruzamento das temáticas de formação docente, profissionalidade docente e educação ribeirinha. O referencial teórico assenta-se nos estudos de Roldão (2005); Contreras (2002); Tardif (2002); Nóvoa (1999) e Chakur (2001). Para a coleta dos dados, foram realizados junto aos egressos do curso de Pedagogia das Águas, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará, dois grupos focais. Após a coleta e transcrição dos dados, eles foram agrupados e analisados por meio de categorias a posteriori, fazendo uso do referencial teórico-metodológico adotado para a pesquisa. Os resultados da investigação mostraram o lugar ocupado pelos conhecimentos advindos da formação acadêmica e dos saberes construídos na e pela prática profissional. Indicaram que essas duas modalidades de conhecimentos ainda não se articularam, uma vez que os participantes valorizaram mais a prática do que a teoria.
Keywords : Educação ribeirinha; Profissionalidade docente; Formação docente.