Educar em Revista
Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411
Abstract
FERREIRA, Jacques de Lima. Cultura Digital e Formação de Professores: uma análise a partir da perspectiva dos discentes da Licenciatura em Pedagogia. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75857. Epub Jan 11, 2021. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.75857.
Esta investigação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória que foi realizada com 127 alunos da Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade particular de Curitiba, que realizam o curso na modalidade presencial, semipresencial e a distância. O objetivo foi a análise e a reflexão sobre a Cultura Digital na Formação de Professores a partir da perspectiva dos discentes. Os dados foram coletados a partir de um questionário online e analisados a partir da perspectiva de Bardin (2011), com o auxílio do software ATLAS.ti. A análise de dados permitiu constatar que os Licenciandos em Pedagogia identificam a Cultura Digital na formação inicial quando a universidade possibilita a presença das tecnologias digitais nos espaços de convivência e o acesso à rede Wi-fi, assim como também reconhecem quando o professor faz uso das tecnologias digitais na prática pedagógica.
Keywords : Tecnologias; Cultura Digital; Formação de Professores.