Educar em Revista
Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411
Abstract
MELO, George Souza de and OLIVEIRA, Anna Luiza A. R. Martins de. Quando o currículo se torna passarela para a diferença1. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75681. Epub Dec 01, 2020. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.75681.
Viver de múltiplas formas (n)o currículo é o tema principal deste trabalho. A partir de quatro cenas narrativas sobre desfiles de moda realizados por alunos do ensino médio numa escola pública do Recife, tecemos as linhas principais do texto buscando recompor a forma como aquelas ações coletivas habitavam o currículo de maneira singular, afetando significativamente as experiências de gênero e sexualidade daquelas pessoas. Compreendemos currículo como significante que remete a um espaço-tempo enunciativo em constante (re)formulação a partir de processos de hibridização cultural. Pontuamos a importância das interpelações subjetivas para a composição de elementos “novos” e/ou “desconhecidos” no tecido curricular e como isso pode ser entendido enquanto uma abertura desse campo à passagem da diferença, que desloca e recria os ideais de educação a partir da significação de outras vivências.
Keywords : Currículo; Diferença; Subjetivação; Gênero; Sexualidade.