Educar em Revista
Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411
Abstract
FLORES, Raúl Calixto. Formação de professores em educação ambiental. Uma experiência baseada na elaboração de situações-problema e soluções alternativas. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e80817. Epub July 21, 2022. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.80817.
Neste artigo, analisa-se a sistematização de uma experiência de formação de professores em educação ambiental voltada para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico. A experiência é baseada na elaboração de situações-problema e soluções alternativas. Os futuros professores problematizam, identificam problemas relacionados à comunidade onde vivem, ou eventos que ocorrem no contexto; eles analisam e investigam para construir várias soluções alternativas. Os resultados mostram que a construção de situações-problema constitui uma alternativa viável para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico. Dentre as conclusões obtidas, aponta-se que habilidades de pensamento crítico em educação ambiental podem ser desenvolvidas a partir da elaboração de situações-problema, entendida como uma estratégia que esclarece aspectos conflitantes em um determinado problema ambiental; as situações-problema constituem um instrumento pedagógico que promove a reflexão, a análise sobre as causas dos problemas ambientais e a procura de práticas educativas que influenciem na adaptação, mitigação ou resiliência a esses problemas.
Keywords : Educação ambiental; Formação de professores; Experiência pedagógica; Pensamento crítico.