SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38“Introducing yourself as an observer of rural education”: the itinerary, calendar and map of lourenço filho in Mexico (1947 - 1951)Strategies and tactics in training of the rural elementary teacher in Sergipe (1946 - 1963) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

FARIA, Thais Bento  and  SCHELBAUER, Analete Regina. Diálogos entre a capital e o interior: singularidades da formação de professores rurais no Paraná. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e84343.  Epub Aug 18, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.84343.

O artigo tem como tema a formação de mestres rurais no Paraná, via Curso Normal Regional, desde quando criada até quando é extinta esta modalidade de formação docente, entre os anos de 1946 e 1968. A análise incide sobre as investigações no âmbito das teses e dissertações que tomam como objeto de estudo os Cursos Normais Regionais paranaenses. Em especial, demarca-se o protagonismo de Erasmo Pilotto e Diva Vidal nas ações frente ao intenso processo de interiorização dos Cursos Normais Regionais. Emprega-se como referencial teórico a História Cultural, a partir dos conceitos de “cultura escolar” de Julia (2001) e “estratégias e práticas” de Certeau (1998). Como fontes documentais, delimitam-se as teses e dissertações da área de educação, documentos do Arquivo Público do Paraná, da Biblioteca da Secretaria de Estado da Educação, da Biblioteca Pública do Paraná, da Secretaria de Educação e Cultura e/ou Serviço de Ensino Normal, inclusive originais do CD-ROM de Gonçalves (2016). Considerando o número de Cursos Normais Regionais (121 cursos em 1964) e a localização de 12 trabalhos, este balanço preliminar aclara a singularidade assumida pelo Curso Normal Regional paranaense, resultado do esforço conjunto de conhecidos educadores (Erasmo Pilotto e Diva Vidal) e de anônimos professores que conviveram com a consonância e contrariedade entre prescrito e praticado e elaboraram estratégias e táticas para lidar com o problema da formação docente rural.

Keywords : Formação de professores; Educação Rural; Curso Normal Regional; Paraná.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese | Spanish     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )