Educar em Revista
Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411
Abstract
DIEB, Messias. O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e83560. Epub Nov 14, 2023. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/1984-0411.83560.
O artigo discute tendências dominantes na relação de estudantes dos Programas de Educação Tutorial (PET) de uma universidade federal brasileira com o saber escrever, a fim de conhecer os móbeis e sentidos que configuram tal relação e os guiam na apropriação das práticas de letramento acadêmico. Apoia-se na abordagem da relação com o saber de Bernard Charlot e da relação com a escrita de Barré-de-Miniac, bem como no modelo dos letramentos acadêmicos discutido por Lea e Street. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 26 estudantes de graduação e bolsistas do referido programa, sendo 12 do grupo de PET de Pedagogia e os outros 14 de vários cursos da mesma universidade. Três tipos ideais de relação com o saber escrever, formulados a partir dos posicionamentos dos estudantes sobre o aprender a escrever, permitiram identificar e analisar as tendências dominantes e, por conseguinte, os móbeis e sentidos que perpassam a referida relação: base para o futuro, suprimento de necessidades e marca de participação.
Keywords : Relação com o Saber; Letramento Acadêmico; Relação com a Escrita.