SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Trajectories and memories of pioneers of the northern Amazon: historical singularities, formation and bases of the Amapaense educational systemLife History and Feminisms in the Amazon: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MARTINS, Helen Arantes; BROLO, Josiane  and  ZOIA, Alceu. O cotidiano escolar na história de Vilhena-RO durante o processo de colonização da Amazônia no século XX. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e85642.  Epub Nov 14, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.85642.

Este trabalho discute sobre o cotidiano escolar da Escola Wilson Camargo, localizada na região Norte do Brasil, no município de Vilhena, Rondônia, tendo como delimitação temporal os anos de 1960 a 1980. Trata-se de uma pesquisa historiográfica cujo recorte temporal refere-se ao processo inicial de colonização na região amazônica, ocasionado pelas estratégias políticas no Brasil, durante a Ditadura Militar, no século XX. Para tal, foram analisadas fontes encontradas na Escola investigada, assim como foram entrevistados ex-alunos e professores. Propõe-se uma interpretação da história da educação e da cultura escolar produzida no cotidiano da escola com vistas a historicizar as práticas fabricadas pelos sujeitos que compunham o espaço escolar.

Keywords : História da Educação; Cultura Escolar; Práticas Escolares; Colonização; Amazônia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese | Spanish     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )