Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043
Abstract
RIBEIRO, Marinalva Lopes and ARAUJO, Anna Virgínia. Representações sociais de estudantes de licenciatura sobre o ensino universitário. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.61-71. ISSN 0104-7043.
O estudo objetivou compreender as representações sociais dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura de uma universidade pública da Bahia sobre o ensino universitário no processo de formação de professores. Os dados foram coletados mediante a técnica Associação Livre de Palavras (ALP), realizada no processo de dois grupos focais organizados com a participação de dezessete estudantes. Esses informantes evocaram quarenta e quatro palavras, cujos sentidos estariam associados ao termo indutor: ensino universitário. Após o tratamento dos dados, evidenciaram-se os elementos que provavelmente constituem o núcleo central dessas representações, a saber: aprendizagem, professor, troca, conhecimento, aluno. No entanto, ao analisarmos, também, os elementos que constituem o sistema periférico das referidas representações, constatamos uma evidente contradição indicativa de que a formação universitária não foi suficiente para transformar as representações criadas e reproduzidas durante a vida escolar desses sujeitos.
Keywords : Ensino Universitário; Representações Sociais; Formação de Professores.