Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043
Abstract
ANDRE, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação?. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.95-103. ISSN 0104-7043.
Na introdução do texto busca-se explicitar um conceito de rigor metodológico, que não é medido pela nomeação do tipo de pesquisa, mas pela descrição clara e pormenorizada do caminho seguido pelo pesquisador para alcançar os objetivos e pela justificativa das opções feitas neste caminho. Em seguida, discute-se o conceito e os fundamentos do estudo de caso qualitativo em educação. Indicam-se ainda as fases em que se desenvolve um estudo de caso, tomando-se como exemplo os estudos de caso desenvolvidos no contexto de uma pesquisa que avalia o Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO). A parte final do texto descreve e comenta dois exemplos de pesquisa que deixam mais evidente a conveniência - ou não - do uso da denominação de estudo de caso.
Keywords : Estudo de Caso; Pesquisa Educacional; Abordagem Qualitativa.