Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043
Abstract
CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Autonomia, interação, diálogo e colaboração: características de um curso de pedagogia a distância. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.147-160. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.0011.
A formação do professor em cursos de Educação a Distância cresceu muito nos últimos anos e, por isso, faz parte das discussões no âmbito educacional. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir algumas características - autonomia, interação, diálogo e colaboração - do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de situações que ocorreram nas disciplinas relacionadas à matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida entre 2009 e 2012, em que utilizamos, para produção de dados, atividades virtuais e entrevistas semiestruturadas de oito professoras que haviam cursado as disciplinas de matemática. A análise evidenciou a colaboração e a negociação na atividade em que tiveram que elaborar textos coletivos. Além disso, destacou a qualidade do diálogo e a interação na perspectiva do estar junto virtual entre professoras e também com o tutor, ao tornarem-se parceiros no processo de aprendizagem. Por fim, as situações explicitaram que as professoras podem ter desenvolvido a autonomia, pois, de forma individual e na relação com o outro, puderam participar ativamente da construção do conhecimento
Keywords : Autonomia; Interação; Diálogo; Colaboração; Educação a Distância.