Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043
Abstract
CALHEIROS, David dos Santos and FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. Experiências e saberes de professores universitários em relação à inclusão de alunos com deficiência na educação superior. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.239-255. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016239.
O artigo tem o objetivo de descrever e analisar as experiências de professores da Universidade Federal de Alagoas em relação a pessoas com deficiência, como ainda aspectos de sua formação e as estratégias pedagógicas já conhecidas e utilizadas para o atendimento desse público. Utilizamos a abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada, com caráter reflexivo, realizada com oito docentes. A análise empregada foi a de conteúdo, especificamente a temática. Os resultados mostraram que poucos docentes tiveram experiências com pessoas com deficiência e que eles não tinham uma formação específica em educação inclusiva. Ademais, parte dos docentes descreveu realizar escassas e tímidas, mas necessárias, estratégias pedagógicas para atender as necessidades do alunado com deficiência. Assim, deve haver maior investimento na formação do professor universitário, uma vez que ano após ano ampliam-se as matrículas de alunos com deficiência no ensino superior.
Keywords : Educação Superior; Formação Docente; Inclusão Educacional; Educação Especial.