Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194
Abstract
CHIOZZINI, Daniel Ferraz and ANDRADE, Nadia Arabadgi de. ALÉM DO EXAME DE ADMISSÃO: OBSTÁCULOS PARA O ACESSO AO ENSINO SECUNDÁRIO EM SÃO PAULO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.59, pp.95-109. Epub July 19, 2021. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p95-109.
O caráter elitista do ensino secundário, marcado historicamente pelo acesso restrito a pequena parcela da população, está indubitavelmente associado à restrição proporcionada pelo exame de admissão, que selecionava apenas egressos do ensino primário de melhor desempenho. No caso do estado de São Paulo, assistimos também a um lento processo de expansão iniciado em 1930 e associado à construção de novas escolas. Este artigo investiga como a população do estado, concomitantemente a esse processo, mobilizou-se para reivindicar o direito à escola secundária e a resposta dada pelas autoridades da época. Foi analisada documentação remanescente da Secretaria de Estado da Educação e da Saúde Pública produzida entre os anos de 1930 a 1942, como correspondências, requerimentos e abaixo-assinados. Concluiu-se que a população estava submetida a um caminho que envolvia diferentes instâncias burocráticas e, frequentemente, suas reivindicações paravam em decisões autocráticas da Secretaria. O processo de expansão, por sua vez, não só foi insuficiente para atender a demanda, como foi subsidiado pela cobrança de taxas que mantiveram a população menos favorecida fora da escola.
Keywords : Expansão; Ensino Secundário; São Paulo.