Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194
Abstract
SILVA, Kelly Cristina Brandão da and ALCANTARA, Kelly Cristina Garcia de Macêdo. A (IN)CORPOREIDADE DO PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.60, pp.102-116. Epub Aug 24, 2021. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p102-116.
O artigo percorre alguns elementos tradicionais e ordinários do trabalho docente em sala de aula, no ensino presencial, para pensar os efeitos da educação remota, proposta em tempos de pandemia pelo coronavírus (SARS-CoV-2), em que escolas no mundo todo foram fechadas devido às medidas sanitárias de distanciamento físico, como forma de não interromper o ano letivo. Objetiva-se analisar, à luz da interlocução entre Educação e Psicanálise, os limites e impasses provocados pela educação à distância emergencial, a partir da discussão de algumas nuances referentes ao corpo, à presença e à temporalidade, os quais dão sustentação ao trabalho docente. Alguns desdobramentos a respeito da erotização da educação, da função da escola, da tradição e da transmissão são apresentados e iluminam tempos tão extraordinários.
Keywords : Educação à distância emergencial; Psicanálise; Corpo; Presença; Temporalidade.