SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue62THE PROTAG ONISM OF BLAC K LEADERS IN CHILDREN’S BOOKS AFTER THE ENFORCEMENT OF LAW 10.639/03: RESIGNIFYING SIMPLIST VISIONS?ANGELINA NEVES AND THE TRADITIONAL STORIES COLLECTION: ABOUT RABBITS, HYENAS AND MONKEYS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

SILVA, Tarcia Regina da  and  SANTOS, Ernani Martins dos. SER MENINO NEGRO: UMA ANÁLISE EM LIVROS DE LITERATURA INFANTIL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.46-61.  Epub Dec 16, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p46-61.

Este artigo tem como foco a análise de livros de literatura infantil que têm como protagonistas meninos negros. Dessa maneira, analisamos os livros: O Menino Nito: Então, Homem Chora ou Não?, de Sonia Rosa (2002); Minha Mãe é Negra Sim, de Patricia Santana (2008); Minha Família é Colorida, de Georgina Martins (2005); Chico Juba, escrito por Gustavo Gaivota (2011); e Cabelo de Mola, de Alexsander Rezende (2012). Partimos do pressuposto que no campo das relações étnico-raciais há questões de gênero que precisam ser estudadas. Ser menino e negro é diferente de ser menina e negra. Assim, a partir do conceito de masculinidades negras buscamos retratar nas narrativas os elementos que fortalecem e desconstroem os estereótipos associados à identidade de meninos e negros, desde a infância. Os dados evidenciaram a importância de atentar para as construções discursivas que reforçam estereótipos, desde a infância, de meninos e negros como brutos, pouco inteligentes e servis, e, ainda, fortalecem o mito da democracia racial.

Keywords : literatura infantil; relações étnico-raciais; masculinidade negra; Educação Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )