Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194
Abstract
CORREA, Rosa Lydia Teixeira. BOLETIM DO PROFESSOR: IDEAL PEDAGÓGICO EM DISCURSOS FEMININOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.63, pp.95-109. Epub Mar 09, 2022. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p95-109.
Situado no campo da história da educação, neste trabalho analisamos textos de professoras primárias contidos no “Boletim do Professor”, um tipo de imprensa pedagógica direcionada aos professores rurais do estado do Paraná. O objetivo neste estudo é analisar cinco textos e correspondentes discursos de professoras, portanto, mulheres, que além de conter críticas à escola primária de então, também trazem proposições de formatos educativos ideais. O destaque é dado às finalidades que deveriam estar presentes na ação cotidiana, com realce para a característica não meramente instrutiva da pedagogia, mas sobretudo educativa. Esse Boletim circulou como meio de difusão de práticas pedagógicas segundo o pensamento educacional, no ano de 1946. Escrito por professores, é importante fonte de pesquisa sobre o que se pretendia fazer chegar ao professorado em termos pedagógicos. Uma espécie de centro difusor de informações sobre modos de, nas lavras de Catani (1996), construir e divulgar discurso legítimo, utilizando-se de um conjunto de prescrições e orientações, modos ideais de realizar o trabalho docente. O enfoque de análise recai em discursos (FOUCAULT, 1995) femininos que contêm prescrições sobre como ensinar segundo os preceitos da escola nova.
Keywords : boletim do professor; história da educação; professores primários rurais.