SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue71INVESTIGATIVE COMMUNITY AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

HOLLINS, Etta R.. A DOCÊNCIA COMO PRÁTICA PROFISSIONAL COM FUNDAMENTAÇÃO ACADÊMICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.21-38.  Epub Apr 22, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p21-38.

Na discussão aqui apresentada, defende-se que a docência seja desenvolvida enquanto profissão cujos participantes compartilham uma base de conhecimentos acadêmicos, práticas, procedimentos e protocolos, bem como um entendimento de como, e sob quais circunstâncias, aplicar abordagens específicas. Nessa linha, a docência é vista como uma prática interpretativa, que lança mão de conhecimentos acadêmicos para gerar uma prática construída sobre pesquisas elaboradas a partir da prática, a partir das quais desenvolvemse procedimentos e protocolos testados e validados. Tal conhecimento advindo da prática é produzido a partir de observação sistemática e documentação das respostas de discentes a experiências de aprendizagem e ao contexto social da mesma. A formação docente abrange tanto a base de conhecimentos para o ensino quanto uma outra base, de aprendizado da docência.

Keywords : Docência; Formação de professores; Prática profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )