SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue71TEACHING AS ACADEMICALLY BASED PROFESSIONAL PRACTICEBUILDING COMMUNITIES AS AN OPPORTUNITY FOR TEACHER PROFESSIONAL LEARNING: A CASE STUDY IN URUGUAY AND CHILE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; SILVA, Marcia Tostes Costa da  and  ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. COMUNIDADE INVESTIGATIVA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.39-58.  Epub Apr 22, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p39-58.

O objetivo deste Educação e aprendizagem da docência é analisar como professores de Educação Infantil de uma comunidade investigativa da rede pública traduzem a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) em práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de natureza qualitativa. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados: entrevista com roteiro semiestruturado, observação e análise de documentos. Participaram do estudo duas professoras e uma diretora da rede pública municipal de Educação Infantil de Barueri - SP. Por comunidade investigativa, entende-se contextos nos quais professores constroem conhecimentos sobre as próprias práticas, dialogando com teorias. Os dados evidenciam a importância dos processos de construção da base de conhecimento para o ensino com especial destaque para o protagonismo de cada participante na construção de conhecimento pedagógico de conteúdo que materializa a BNCC. A pesquisa indica a importância da formação continuada no local de trabalho.

Keywords : comunidade investigativa; aprendizagem docente; desenvolvimento profissional de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )