SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue71NECESSIDADES DOS FORMADORES DE FORMADORES SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAISTEACHING LEARNING IN RESEARCH ORIGINAL IN PUBLICATIONS FROM ENGLISH-SPEAKING COUNTRIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CARVALHO, Brenda Karla Reis de  and  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. APRENDIZAGENS DE TUTORAS SOBRE OS PROCESSOS DE ASSESSORAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE MENTORAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.92-104.  Epub Apr 22, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p92-104.

O escopo deste estudo foi analisar os conhecimentos construídos sobre o acompanhamento e o desenvolvimento profissional de mentores, na perspectiva de tutoras de umPrograma Híbrido de Mentoria (PHM). A pesquisa desenvolvida é do tipo exploratória de abordagem qualitativa. Os dados analisados são provenientes de narrativas de três tutoras/TT3 que atuaram como formadoras de mentores no PHM. O processo analítico foi inspirado nas técnicas da análise de conteúdo. O estudo das narrativas escritas revelou alguns elementos constitutivos da base de conhecimentos para tutoria: a escrita de feedbacks formativos e reflexivos; desenvolvimento de uma escuta sensível e empática; conhecimento acerca das demandas formativas das mentoras; reflexões sobre como ajudar as mentoras a construir autonomia; conhecimento sobre a importância da reflexão e acerca de como promover processos reflexivos; bem como sobre o poder da escrita de narrativas na formação/investigação de/com professores.

Keywords : formador de docentes; aprendizagem profissional; base de conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )