SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue71TEACHING LEARNING IN RESEARCH ORIGINAL IN PUBLICATIONS FROM ENGLISH-SPEAKING COUNTRIESTEACHING LEARNING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF EARLY EDUCATION TEACHERS: TEACHING AND LEARNING IN FOCUS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

GARIGLIO, José Angelo  and  CAVACO, Carmen. O LUGAR DA FORMAÇÃO DE ADULTOS NA PESQUISA SOBRE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.126-145.  Epub Apr 22, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p126-145.

Este Educação e aprendizagem da docência relata os resultados de uma pesquisa que teve por objetivos identificar e analisar as conexões teórica metodológicas entre os estudos sobre a aprendizagem docente de professores iniciantes, e o campo de investigação sobre a formação de adultos. Para tal, foi realizado um estudo bibliográfico meta-analítico que se valeu da análise da produção acadêmica contida nas teses de doutorado elaboradas no Brasil e em Portugal (entre os anos de 2000 e 2021), teses essas que tinham como tema central de investigação a iniciação à docência. A investigação mostrou que as problemáticas, os conceitos, autores e metodologias, próprias do campo da pesquisa sobre a formação de adultos, pouco são mobilizadas para fins de compreensão dos processos de desenvolvimento profissional de professores início de carreira.

Keywords : formação de professores; iniciação à; docência; aprendizagem docente; formação de adultos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )