SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue71ACADEMIC MEMORIAL, MONITORING EXPERIENCE AND TEACHING LEARNING (2013-2016)RESEARCH ITINERARIES WITH bEGINNING TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CARVALHEDO, Josania Lima Portela  and  MAQUISSENE, Júlio Laissone. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES FORMADORES: EM RAZÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA NA UNIPÚNGUÈ/MANICA EM MOÇAMBIQUE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.183-199.  Epub Apr 22, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p183-199.

Com o objetivo de analisar como ocorre a aprendizagem da docência em razão da prática educativa de professores formadores do Curso de Pedagogia da Universidade Púnguè - UniPúnguè, em Moçambique, no distrito de Manica, referenciada no método autobiográfico, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa narrativa, mediante entrevista narrativa com quatro professores formadores, e análise de dados compreensiva-interpretativa, ancorada em Souza (2014). Os dados revelam a aprendizagem da docência no processo de desenvolvimento profissional dos professores formadores a partir da formação continuada em cursos de pós-graduação stricto sensu e em outros processos formativos, com base na troca de experiências individuais e coletivas, trocas com os pares - em comunidades de aprendizagem - e com os estudantes. Concluiu-se que, em razão da prática educativa, a aprendizagem da docência ocorre de diversas formas, seja com os pares ou com os estudantes, percebendo-se a ausência da investigação científica para esse fim no contexto investigado.

Keywords : Aprendizagem da docência; Desenvolvimento Profissional Docente; Professor formador; UniPúnguè; Moçambique.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )