SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue71TEACHING LEARNING BY TEACHER TRAINERS: DUE TO THE EDUCATIONAL PRACTICE AT UNIPÚNGUÈ/MANICA IN MOZAMBIQUELEARNING TO bE A HIGHER EDUCATION TEACHER: A HISTORICALCULTURAL PERSPECTIVE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CIRIACO, Klinger. ITINERÁRIOS DE PESQUISAS COM PROFESSORES INICIANTES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.200-218.  Epub Apr 22, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p200-218.

Analiso neste texto o itinerário de três estudos que tiveram, no cerne dos seus objetivos, a preocupação em compreender processos de iniciação profissional em diferentes níveis da educação. O objetivo aqui é desvelar condicionantes e racionalidades emergentes das dificuldades para o ingresso na carreira e permanência na docência. Os trabalhos analisados foram desenvolvidos a partir de reflexões e ações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática (GEPIDEM/CNPq) vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O enquadramento teórico abarca questões do campo da formação inicial, bem como problemas e perspectivas do professor iniciante. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que adotamos questionários, narrativas escritas e a entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a fase de indução dos professores precisa ser encarada como um projeto coletivo, no sentido de que o jovem docente necessita ter o apoio tanto da escola quanto de seus colegas mais experientes para “sobreviver” ao início de sua atividade.

Keywords : formação de professores; início da carreira; desafios da docência; pesquisas com professores iniciantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )