SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue71RESEARCH ITINERARIES WITH bEGINNING TEACHERSTEACHING PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF EXPERIENCED TEACHERS: bARRIERS AND INVESTMENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

TEO, Carla Rosane Paz Arruda  and  ALVES, Solange Maria. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.219-236.  Epub Apr 22, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p219-236.

Com o objetivo de reconhecer possibilidades para qualificar o estágio de docência com vistas à formação de professores bacharéis para a educação superior, foi realizado estudo exploratório-descritivo qualitativo com 11 professores com experiência em supervisão de estágio de docência de pós-graduandos da área da saúde, em Santa Catarina, utilizando instrumento online com três questões abertas sobre potencialidades, fragilidades e possibilidades do estágio. O conteúdo foi analisado e interpretado por cotejamento ao referencial teórico histórico-cultural. Os resultados indicaram a experiência prática como principal potencialidade; como fragilidades, a curta duração e a não obrigatoriedade. Concluiu-se que a possibilidade de qualificar o estágio como estratégia formativa está em sua transformação em atividade de aprendizagem colaborativa e dialógica da docência para pós-graduandos, supervisores e orientadores, em uma lógica de formação inicial, continuada/permanente.

Keywords : desenvolvimento humano; formação de professores; teoria da atividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )