SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue71WHAT ARE THE CHALLENGES OF BEGINNING IN TEACHING? STUDY WITH TEACHERS FROM CEARÁTEACHING LEARNING IN INDIGENOUS INTERCULTURAL HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

DAMASCO, Denise Gisele Britto  and  PASSOS, Laurizete Ferragut. DA INSERÇÃO PROFISSIONAL À PERSEVERANÇA DOCENTE: TRAJETÓRIAS DE DOCENTES DO DISTRITO FEDERAL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.287-307.  Epub Apr 22, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p287-307.

O presente Educação e aprendizagem da docência discute a trajetória profissional de docentes do Distrito Federal em um estudo longitudinal, visando compreender suas aprendizagens docentes e profissionais. Há dois contextos de pesquisa, sendo o primeiro realizado entre 2010 e 2014 (pesquisa doutoral) e o segundo cerca de dez anos depois (pesquisa de pós-doutoramento). A inserção profissional e a perseverança na carreira docente constituem o quadro teórico, destacando a contribuição da pesquisadora Joséphine Mukamurera e de pesquisadores francófonos sobre essa temática, aproximando o Método Documentário ao método Análise de Prosa na compreensão de trajetórias de profissionais do DF. A análise e a interpretação evidenciam a falta de um modelo de inserção profissional, sugerindo que a perseverança não depende apenas do sentimento de êxito no início da carreira ou da formação continuada que se realiza ao longo da carreira: inúmeros fatores complexificam a profissão docente, dentre os quais as condições de trabalho e outras circunstâncias subjetivas inerentes a ela.

Keywords : Inserção Profissional; Desenvolvimento Profissional; Perseverança na Docência; Estudo Longitudinal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )