SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue71TEACHING LEARNING IN INDIGENOUS INTERCULTURAL HIGHER EDUCATIONCURRICULUM AND EDUCATIONAL DIGITAL GAMES: POSSIBILITIES OF ARTICULATION OF SOCIAL DEMANDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

SILVA, Ivone Maria Mendes. NARRATIVAS DE FUTURAS PROFESSORAS INDÍGENAS KAINGANG: CONHECIMENTOS, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS EM SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.324-342.  Epub Apr 22, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p324-342.

O presente Educação e aprendizagem da docência objetiva discutir como futuras professoras indígenas aprendem a ensinar, considerando as experiências e conhecimentos da docência que constroem em contextos diversos, bem como os desafios enfrentados no processo. Para tanto, analisam-se as narrativas produzidas, em entrevistas individuais e grupais semiestruturadas, por cinco licenciandas Kaingang que estudam em uma universidade pública rio-grandense. Entre os resultados destacam-se as reflexões por elas produzidas sobre a importância da interculturalidade na ação pedagógica e a relação, por vezes conflituosa, que mantêm com a cultura escolarizada e os conhecimentos científicos. O reconhecimento positivo da profissão docente em suas comunidades, aliado às contribuições sociais, políticas e epistêmicas que a docência tem ajudado a produzir por meio dos professores indígenas atuantes e em formação, motivam-nas a investir na educação escolar como um instrumento de luta política por direitos e de concretização de aspirações individuais e coletivas.

Keywords : Professor indígena; Formação docente; Aprendizagem; Educação básica; Ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )