SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue73LOCAL PRACTICES OF INTERNATIONALIZATION: CAPES-PRINT PROGRAM’S FINANCIAL AND SOCIOPOLITICAL MANAGEMENTGUIDELINES FOR INTERNATIONALIZATION OF HIGHER EDUCATION IN CONTEMPORARY TIMES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CIPRIANI, Andreza; HEINZLE, Marcia Regina Selpa  and  GAMA, Maria Elizabeth da Costa. PERSPECTIVAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.137-150.  Epub May 01, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p137-150.

A garantia da qualidade na Educação Superior atrela-se aos rankings acadêmicos nos quais a internacionalização adquire centralidade. Neste contexto o objetivo deste estudo é analisar perspectivas da internacionalização da Educação Superior a partir dos pressupostos epistemológicos presentes na literatura. Buscou-se, na plataforma SCIELO, os descritores “Epistemologias da Internacionalização”, “Internacionalização da Educação Superior”, “Tendências Epistemológicas” e “Vertentes Epistemológicas”. Os Internacionalização da Educaçãos encontrados foram agrupados em duas categorias, a primeira denominada Epistemologias do Norte, contemplou uma perspectiva voltada ao intercâmbio acadêmico, com resquícios do período colonial. Já a segunda designada Epistemologias do Sul apontou contribuições para a formação integral, numa perspectiva decolonial. Sugere-se assim, que a criação de redes entre os países do Sul global, pode vir a contribuir para o fortalecimento de uma internacionalização solidária e intercultural.

Keywords : Educação Superior; Avaliação da qualidade da educação; Internacionalização da Educação Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )