Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478
Abstract
PERRENOUD, Philippe. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.12, pp.05-21. ISSN 1413-2478.
O mundo muda. A profissão de professor, sem estar imóvel, não evolui com a mesma velocidade, em razão da estabilidade das separações disciplinares, da autonomia relativa da forma escolar de seu fechamento às demais práticas sociais, da pequena incidência das tecnologias sobre a relação pedagógica. Sem dúvida, é a transformação da clientela escolar que tem a maior influência sobre a profissão dos professores, embora muitas vezes a despeito deles. Para desempenhar um papel ativo nas mudanças, os professores teriam interesse em tomar a iniciativa e desenvolver: 1) uma prática reflexiva que lhes permitisse fazer face à diversidade e à mudança e de reconstruir seu ofício do interior; 2) um envolvimento crítico nos debates da sociedade, para ali defender uma concepção aberta e democrática da cultura, dos conhecimentos, das competências, da cidadania. Para caminhar nessa direção, são necessárias algumas mudanças na formação dos professores.