Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478
Abstract
BUENO, Sinésio Ferraz. Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.35, pp.300-307. ISSN 1413-2478.
Em suas obras, os filósofos da teoria crítica desenvolveram reflexões muito importantes acerca da sociedade capitalista do pós-guerra, apresentando um potencial pedagógico intrínseco, especialmente por meio dos conceitos adornianos de semicultura e indústria cultural. Este trabalho pretende utilizar tais conceitos para analisar criticamente o conteúdo editorial da revista Nova Escola, da editora Abril. Como esse é um periódico de grande circulação nas escolas públicas brasileiras, essa análise poderá esclarecer a intersecção entre educação e indústria cultural, reflexão que se faz urgente quando consideramos que essa relação atualmente é condicionada pelos imperativos do Estado mínimo neoliberal.
Keywords : Teoria Crítica; Semicultura; Nova Escola; Indústria Cultural.