Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478
Abstract
ROCHA, Marlos Bessa Mendes da. Historiografia e significação histórica em Fernando de Azevedo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.38, pp.265-278. ISSN 1413-2478.
Buscou-se investigar as razões históricas relativas aos eventos e aos conceitos que levaram Fernando de Azevedo, em sua obra A cultura brasileira, a posicionar-se em defesa das reformas educacionais implementadas pelo Estado Novo, em grande medida em contraposição a formulações defendidas na primeira metade dos anos de 1930, especialmente no Manifesto dos Pioneiros. Num segundo momento, procurou-se entender o porquê do paradoxo entre esses dois momentos. O método, inicialmente, foi desenvolver um exercício de hermenêutica sobre a textualidade do autor naquela obra, querendo compreender o que o leva a um entusiasmo com aquelas reformas que, aos olhos de hoje, nos parece despropositado. Para estabelecer o confronto entre pontos de vista do próprio autor, trabalhou-se sobre três aspectos: 1) o papel da União nos sistemas de ensino; 2) a questão da nacionalização da educação; 3) a visão de ensino profissional.
Keywords : Moderno e Tradicional; Sentido de Existência; Historiografia das Idéias.