Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478
Abstract
FETZNER, Andréa Rosana. A implementação dos ciclos de formação em Porto Alegre: para além de uma discussão do espaço-tempo escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.40, pp.51-65. ISSN 1413-2478.
O artigo propõe a reflexão sobre as condições em que os ciclos de formação foram implementados na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Situam-se as relações entre sociedade e cultura escolar; apresenta-se a gênese do conceito de ciclos, com referência nos estudos de Vygotsky e Wallon; retomam-se algumas propostas educacionais consideradas inéditos viáveis na educação brasileira, tais como a escola primária integral e a educação popular; e, ao final, apresentam-se algumas situações específicas de Porto Alegre em relação a outras propostas de ciclos contemporâneas. O conceito de cultura escolar é o foco na análise das práticas e indica a transição de processos escolares conservadores para processos democratizantes.
Keywords : Ciclos; Participação Popular; Cultura Escolar.