Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478
Abstract
ALVES, Gilberto Luiz and CENTENO, Carla Villamaina. A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.42, pp.469-487. ISSN 1413-2478.
O artigo decorre de um programa de pesquisa que investiga o papel dos instrumentos do trabalho didático na relação educativa. Elege como foco o discurso dos manuais didáticos de história do Brasil e, para aprofundar a análise do conteúdo, procura apreender as interpretações acerca da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Prioriza manuais didáticos pioneiros, produzidos no período imperial, a exemplo de Lições de história do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, um dos principais compêndios da área no Colégio Pedro II. Esses manuais, quanto à concepção pedagógica e à forma de organização, comportavam incipiente simplificação e objetivação do trabalho didático que denotavam os primeiros indícios de uma organização técnica de base manufatureira.
Keywords : História da Educação; Trabalho Didático; Manuais Didáticos; História do Brasil; Guerra da Tríplice Aliança.