Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478
Abstract
JULIO, Josimeire M. and VAZ, Arnaldo M.. Representações de masculinidades latentes em aulas de física do ensino médio. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.42, pp.505-520. ISSN 1413-2478.
O estudo caracteriza aspectos latentes de masculinidades que trazem implicações para a aprendizagem individual e coletiva em uma turma de ensino médio. Aulas de física de uma turma de primeira série do ensino médio foram acompanhadas ao longo de um ano. A microanálise de uma sequência de seis aulas - gravadas em áudio e em vídeo - envolvendo uma atividade que simula o trabalho de uma comunidade científica caracteriza as interações predominantes entre os rapazes. As masculinidades destacadas mobilizamse em torno do estímulo diante de situações desafiadoras e de competição,da curiosidade pelo fenômeno investigado, do desafio às regras estabelecidas na condução da atividade. Entre as implicações do estudo, destaca-se a necessidade de levar em consideração manifestações de masculinidades que possam comprometer o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento dos grupos de aprendizagem.
Keywords : Representações de Masculinidade; Ensino de Física; Atividades Investigativas.