Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478
Abstract
CARVALHO, José Sérgio F. de. A teoria na prática é outra?: Considerações sobre as relações entre teoria e prática em discursos educacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.307-322. ISSN 1413-2478.
O tema das relações entre teoria e prática na formação de professores é um caso particular de um problema amplo e complexo, cujos esforços de elucidação remontam ao próprio início da tradição filosófica. No presente artigo, ele é focalizado a partir de sua incidência em duas modalidades de discurso pedagógico que exerceram grande influência na formação de professores ao longo do século XX: as teorias da educação vinculadas a grandes sistemas filosóficos e os discursos pedagógicos construtivistas de Jean Piaget. O artigo examina as tentativas de transposição de teorias desses campos para os da prática educativa, ressaltando o caráter abstrato de prescrições que ignoram as práticas e os problemas característicos da cultura do trabalho escolar e dos princípios éticos e políticos que historicamente se associaram aos ideais da escolarização.
Keywords : Teoria e Prática; Teoria da Educação; Filosofia da Educação.