Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478
Abstract
OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de and LINHALES, Meily Assbú. Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927). Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.389-408. ISSN 1413-2478.
O trabalho procura pontuar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do XX, articulando uma dimensão local - a província do Paraná - com outra nacional - a I Conferência Nacional de Educação, de 1927. Percorrendo fontes de naturezas diversas, localiza em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar a hipótese de que a dimensão física ajudou a conformar o currículo da escola primária brasileira, ainda a ser refinada, mais do que afirmar como definitivo os pressupostos aqui explorados.
Keywords : História da Escola; História do Currículo; História das Disciplinas Escolares; Educação do Corpo; Educação dos Sentidos.