SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue48Progressão continuada, supervisão escolar e avaliação externa: implicações para a qualidade do ensinoAbordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

GOMES, Dayse Benigna Bernardo Araujo  and  ROCHA NETO, Ivan. Avaliação de progresso do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - Novas Fronteiras - edição 2007 e oportunidades de formação de redes cooperativas nas áreas estratégicas e tecnologias portadoras de futuro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.48, pp.717-743. ISSN 1413-2478.

São apresentados resultados e estatística descritiva da consulta aos coordenadores de projetos para avaliar o progresso do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - Novas Fronteiras (2007). A metodologia foi de natureza qualitativa, inclusive comparando com os pareceres da comissão de especialistas que julgou a renovação dos projetos. Foram mapeadas as instituições com potencial para formação de redes de pesquisa em áreas estratégicas e tecnologias portadoras de futuro, conforme indicadas no Livro Azul da 4ª CNCTI, mediante verificação de ocorrências no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de cursos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com conceitos iguais ou superiores a cinco com potencial para liderar redes cooperativas mais amplas.

Keywords : Avaliação de Progresso; Cooperação Acadêmica; Redes; Novas Fronteiras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )