Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478
Abstract
SOUZA, Valdinei Costa. Política de formação de professores para a educação básica a questão da igualdade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.58, pp.629-653. ISSN 1413-2478.
O objetivo deste artigo é analisar o programa Parfor Presencial, tendo como foco observar sua capacidade de reduzir desigualdades regionais e propiciar equidade no acesso de professores da educação básica à formação em serviço. É utilizada uma abordagem teórica do campo das políticas públicas para tratar o tema, analisando a relação do Parfor Presencial com outros programas integrantes da política de formação de professores, a configuração dos direitos e benefícios concedidos pelo programa, bem como a sua abrangência e gestão. O artigo conclui destacando a discrepância entre a necessidade de formação de professores e a oferta real de vagas pelo Parfor Presencial, como também a dificuldade de os professores aprendizes permanecerem nos cursos de formação.
Keywords : Políticas Públicas; Parfor; Formação de Professores.