SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue66Characterization of learning evaluation in multi-functional resources rooms for students with intellectual disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

WULF, CHRISTOPH. Aprendizagem cultural e mimese: jogos, rituais e gestos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.553-568. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216629.

Estudos recentes sobre primatas mostram que o homem é, de longe, o mais habilitado para aprender por mimetismo. Aristóteles já considerava que a aptidão para a aprendizagem cultural e o prazer de a isso se dedicar constituíam um dom próprio da espécie humana. Essas aptidões miméticas permitem à criança, na primeira infância, participar da produção e dos processos culturais da sociedade. Na primeira infância, a criança assimila as produções materiais e simbólicas de sua comunidade cultural, as quais, conservadas dessa maneira, são transmitidas à geração seguinte. Em ampla medida, a aprendizagem cultural é aprendizagem mimética, essencial em inúmeros processos de formação e de autoformação. Ela se estende ao outro, à comunidade social e aos bens culturais, cuja vitalidade é garantida por ela. A aprendizagem mimética, fundamentada no corpo e nos sentidos, permite a aprendizagem de imagens, de esquemas, de movimentos pertencentes à esfera da ação prática; ela se realiza, em grande parte, de maneira inconsciente, fato que induz efeitos duradouros em todos os campos da evolução cultural.

Keywords : mimese; aprendizagem cultural; ritual; gesto; saber prático.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )