Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
GALIAN, CLÁUDIA VALENTINA ASSUMPÇÃO. A seleção do conhecimento em documentos curriculares: ciências naturais e arte. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.67, pp.989-1007. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216750.
O objetivo deste artigo é identificar o conhecimento considerado relevante para ser disponibilizado no ensino fundamental, em ciências naturais e arte. O procedimento adotado foi a análise documental, e as fontes foram os Parâmetros Curriculares Nacionais e propostas elaboradas por dois estados. Foram levantadas informações sobre: a justificativa para a inclusão das disciplinas no currículo e os temas a serem abordados. Foram comparadas as formas de tratamento desses aspectos, a fim de identificar os diferentes tons assumidos em relação às disciplinas. Para a análise, foram utilizados os conceitos de recontextualização e de conhecimento poderoso. Os resultados sugerem que a discussão sobre as definições curriculares tende a se acirrar quando se trata de disciplina socialmente reconhecida como relevante - as ciências -, mais do que quando se trata de pensar no potencial formativo das artes.
Keywords : currículo; recontextualização; conhecimento escolar.