Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
MONTANO, MARIA JOSÉ NAVARRO; MARTINEZ, ANTONIA LÓPEZ and TORRE, MARIA ELENA HERNÁNDEZ DE LA. TRABALHO COLABORATIVO EM REDE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.651-667. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227033.
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre uma estratégia de aprendizagem colaborativa entre profissionais da educação em uma área de trabalho específica, o autismo, para apoiar o intercâmbio de experiências através das redes. A amostra é composta por uma equipe de 11 professoras de aulas específicas para autistas, cujo trabalho é baseado na concepção e contraste de estratégias de intervenção educativa para estes alunos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas em grupo, questionários e análise do Plano de Trabalho. Os resultados indicam que o trabalho planejado e consensual, com um caminho comum de participação continuada, fornece uma garantia de qualidade em direção à melhoria da educação. Assim, o grupo de trabalho oferece segurança profissional aos seus participantes, favorece a realização de objetivos comuns e evita o isolamento profissional de professores em aulas específicas, uma vez que a comunicação em rede é a base do seu trabalho.
Keywords : aprendizagem colaborativa; redes de ensino; redes profissionais; comunicação em rede; educação de qualidade.