Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
AMORIM, Marina Alves; SALEJ, Ana Paula and BARREIROS, Brenda Borges Cambraia. Superdesignação de professores na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230053. Epub Sep 11, 2018. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230053.
Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa sobre os professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Explorando o banco de dados da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a pesquisa revelou quantos são os professores efetivos e contratados por tempo determinado nas escolas do estado de Minas Gerais e como os números de vínculos de trabalho oscilaram entre 2009 e 2014. Trata-se de informação aparentemente simples, mas de difícil acesso, o que a torna preciosa. O quadro de “superdesignação” relevado é, além de surpreendente, um problema grave na gestão da educação em Minas Gerais, que impacta na qualidade da educação pública e clama por um redirecionamento da ação do estado no campo educacional.
Keywords : professores; vínculo de trabalho; rede estadual de ensino de Minas Gerais.