SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The budget execution of the diversity policies in the Lula and Dilma governments: obstacles and challenges the budgetBeliefs on the teacher professionalism and teaching models in initial teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GOMES, Patrícia Maria Silva; QUEIROS, Paula Maria Leite  and  BATISTA, Paula Maria Fazendeiro. Aprender a ser professor em contexto de estágio: um estudo com recurso a timelines em entrevistas de natureza biográfica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240015.  Epub May 22, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240015.

O objetivo do estudo é procurar compreender o papel das experiências emocionais no processo de aprender a ser professor. Seis estudantes-estagiários de educação física construíram timelines com o registo dos momentos do estágio que consideraram significativos para sua aprendizagem e posteriormente foram entrevistados. A análise foi efetuada por recurso aos princípios de codificação da Ground Theory. Os dados evidenciaram que o estágio é marcado por um “choque com a realidade”, em que as emoções negativas se sobrepõem às emoções positivas. As experiências positivas, por conferirem confiança e motivação aos estudantes-estagiários, geraram maior envolvimento no processo de aprendizagem. Aprender a ser professor configura-se como um processo de transformação, em resultado do envolvimento emocional, que ocorre pela interação com o contexto e o apoio dos orientadores.

Keywords : processo de aprendizagem; estágio profissional; experiências emocionais; timeline.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )