SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Learning to be a teacher in a study context: a study using timelines on biographical interviewsTEACHER ACTIONS FOR AN INCLUSIVE PRACTICE IN THE UNIVERSITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

RODRIGUEZ, Rocío Serrano; PEDRAJAS, Alfonso Pontes  and  GRACIA, Elisa Pérez. Crenças sobre o profissionalismo do professor e modelos de ensino na formação inicial de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240018.  Epub May 22, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240018.

O objetivo deste artigo é conhecer as crenças dos professores universitários sobre a profissão docente, bem como sua relação com diversos métodos de ensino. Um questionário da escala Likert coletou as opiniões de 361 alunos matriculados no curso de mestrado para professores do ensino médio. A coleta de dados foi conduzida por metodologia descritiva, por meio de um questionário. Crenças sobre a profissão docente são identificadas, enfatizando o futuro interesse de professores no ensino mais prático e na abordagem centrada no aluno. Essa investigação ressalta a importância de incluir a reflexão de alunos sobre suas próprias crenças em relação à profissão docente no currículo das atividades dos professores do ensino médio, uma vez que estas podem ser decisivas para a introdução de mudanças no currículo de formação de professores.

Keywords : formação inicial de professores; profissão docente; modelos educativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )