SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Subalternization in the work and education of young people of family farms in the First and Second Planalto of the municipality of Lapa/Paraná: possibilities of overcomingCulture production and circulation throughout Xakriabá Indigenous school’s borders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

TORRES, Araceli Arellano; GONZALEZ, Martha Leticia Gaeta; LOPEZ, Feli Peralta  and  ARROYO, Judith Cavazos. Atitudes em relação à deficiência em uma universidade mexicana. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240023.  Epub June 06, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240023.

Atitudes negativas atuam como barreiras invisíveis para a inclusão de pessoas com deficiência em ambientes educacionais, especialmente de ensino superior. A pesquisa sobre atitudes no México continua sendo um campo relativamente novo de conhecimento. Este artigo apresenta dois estudos que analisam preconceitos e atitudes em relação à deficiência de estudantes de graduação em uma universidade. Dois instrumentos com duas amostras (n=611 e n=308) são usados. Relatamos dados sobre atitudes e preconceitos e sua relação com diferentes variáveis moderadoras, tais como idade, sexo, contato prévio com pessoas com deficiência. Os participantes mostram atitudes positivas e poucos preconceitos em relação à deficiência. Nenhuma diferença significativa é relatada de acordo com variáveis sociodemográficas ou de contato.

Keywords : deficiência; inclusão; universidade; atitudes; preconceitos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )