SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Attitudes toward disability in a Mexican UniversityThe Programa Bolsa Família and access to and staying in higher education through the Programa Universidade para Todos: the importance of getting by author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PEREIRA, Verônica Mendes  and  GOMES, Ana Maria Rabelo. A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240027.  Epub June 13, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240027.

O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção e a circulação da cultura nas escolas Xakriabá. Nesse processo, os professores de cultura nos interessam mais detidamente. O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como opção teórico-metodológica a investigação etnográfica. Concluímos que a cultura se vem firmando como elemento central nas escolas Xakriabá e a presença desses professores corrobora esse fato. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixa claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a “cultura”. Dessa forma, a escola passa a ser também espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá.

Keywords : cultura; escola; educação escolar indígena.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )