Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
MATAVELE, Hilária Joaquim; ROLDAO, Maria do Céu and COSTA, Nilza. Construção da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240036. Epub Aug 08, 2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240036.
O estudo incidiu sobre as visões de 289 formadores de professores de 17 instituições de formação de professores do ensino básico acerca da noção de profissionalidade desenvolvida em seus formandos. Usaram-se resultados de um questionário que foi aplicado aos formadores, supondo e sustentando teoricamente que as representações dos formadores a respeito do conceito ensinar, dos objetivos e competências privilegiadas nessa formação e dos atributos reconhecidos como essenciais à atividade de ensino desocultariam aspectos relevantes sobre a profissionalidade que sua ação pretende desenvolver. Os resultados mostram que as perspectivas dos inquiridos incorporam elementos associados a um conceito de profissionalidade de nível baixo e desvendam contradições que dizem respeito ao conceito que se pensa estar a construir.
Keywords : ensino; profissionalidade docente; competência profissional; formação inicial de professores.