SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ATTRIBUTION THEORY(IES): AN EXPLANATORY FRAMEWORK FOR ACADEMIC ACHIEVEMENTTASKS PROPOSED BY PROSPECTIVE TEACHERS OF THE FIRST SCHOOL YEARS TO TEACH PROBABILITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MATAVELE, Hilária Joaquim; ROLDAO, Maria do Céu  and  COSTA, Nilza. Construção da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240036.  Epub Aug 08, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240036.

O estudo incidiu sobre as visões de 289 formadores de professores de 17 instituições de formação de professores do ensino básico acerca da noção de profissionalidade desenvolvida em seus formandos. Usaram-se resultados de um questionário que foi aplicado aos formadores, supondo e sustentando teoricamente que as representações dos formadores a respeito do conceito ensinar, dos objetivos e competências privilegiadas nessa formação e dos atributos reconhecidos como essenciais à atividade de ensino desocultariam aspectos relevantes sobre a profissionalidade que sua ação pretende desenvolver. Os resultados mostram que as perspectivas dos inquiridos incorporam elementos associados a um conceito de profissionalidade de nível baixo e desvendam contradições que dizem respeito ao conceito que se pensa estar a construir.

Keywords : ensino; profissionalidade docente; competência profissional; formação inicial de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )