SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24INTERNATIONAL DIVISION OF KNOWLEDGE AND THE DECLINE OF HUMAN SCIENCES: THE SCENARIO OF PRIVATE INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION IN THE NORTHEAST OF BRAZILThe common basic contents of school physical education in Minas Gerais: an analysis of their contexts of influence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ARMIJO, Pablo Castillo; ZARATE, Tomas Morales  and  CARVAJAL, Carlos Miranda. AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE APOIO PSICOSSOCIAL EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DE PERSISTÊNCIA E RETENÇÃO UNIVERSITÁRIA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240058.  Epub Nov 21, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240058.

O alto número de alunos que fracassam no primeiro ano do ensino superior no Chile levou o Ministério da Educação a criar estratégias de acompanhamento, como forma de elevar os índices de retenção e evitar a evasão em universidades. Procurou-se compreender os significados e alcances do fenômeno da persistência e da retenção universitária, utilizando uma metodologia qualitativa de estudo de caso (Stake, 1998) a partir de uma perspectiva crítico-comunicativa (Gómez et al., 2006). Os participantes foram os alunos do primeiro ano (cohorte 2015) pertencentes ao programa “me quedo en la universidad” (“Eu fico na universidade”). Várias avaliações positivas e negativas do programa são constatadas, destacando aspectos de participação, estratégias de aprendizagem, fatores motivacionais, e até mesmo elementos como espaço e identidade que podem ser estabelecidos com a universidade ou seu curso, que podem influenciar a decisão de ficar ou abandonar o sistema.

Keywords : retenção estudantil; evasão estudantil; ensino superior; acompanhamento; universidade pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )