Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
MARTINS, Elita Betania de Andrade. A discussão de políticas educacionais no interior da escola: resistência e naturalização. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240046. Epub Oct 08, 2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240046.
O texto traz elementos que ajudam a compreender como os professores da educação básica têm discutido as políticas educacionais. Para isso, apresenta dados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar possíveis transformações nas práticas docentes e gestoras, reconhecidas por eles como decorrentes das atuais políticas educacionais. Contou com o aporte teórico de autores como Ball (2005, 2008), Fairclough (2016), Mainardes (2006), entre outros, para caracterizar o contexto macro das políticas e o micro, por meio da percepção de professores e gestores. Os resultados indicaram poucos momentos coletivos, nos quais mais acontecem explanações que discussões sobre as políticas educacionais, e, ainda, a necessidade do fortalecimento de redes de comunicação que favoreçam leituras e interpretações resistentes para reflexão sobre o processo de comoditização educacional e de naturalização de valores da cultura empresarial.
Keywords : políticas educacionais; escola; professores.